JOVEM APRENDIZ IBGE 2019 – COMO SE INSCREVER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido em todo o país apenas pela sua sigla IBGE, também respeita a Lei do Aprendiz de 2005, e oferece aos jovens de todo o país uma oportunidade de aprendizado profissional através de seu programa Jovem Aprendiz IBGE 2019.

Oportunidades importantes e interessantes são concedidas para jovens cheios de vontade de crescer e de aprender mais sobre a vida profissional, ganhando experiências que serão importantes para toda a carreira deles.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos conhecer em detalhes como funciona e como proceder para fazer a inscrição e participar do processo seletivo do programa Jovem Aprendiz IBGE. Preste muita atenção!

Jovem Aprendiz IBGE 2019

Órgão público da maior importância, o IBGE também oferece vagas para que jovens se tornem aprendizes e participem ativamente de seu quadro de funcionários, aprendendo na prática tudo que será necessário para que tenham uma boa carreira profissional.

JOVEM APRENDIZ IBGE 2019

O programa IBGE Jovem Aprendiz surgiu como iniciativa de adequação ao que está previsto na já citada Lei do Aprendiz de 2005, que prevê que empresas de médio e de grande porte de todo o país deverão ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seus quadros.

Leia Também:

Desta forma, uma grande oportunidade de aprendizado e de preparo é dada a jovens carentes que não possuem qualquer tipo de experiência profissional, mas que desejam muito aprender e conquistar uma vaga de emprego em uma boa empresa.

Benefícios e remuneração

JOVEM APRENDIZ IBGE 2019

Do mesmo modo que ocorre com outros programas similares, também no programa Jovem Aprendiz IBGE 2019, uma boa quantidade de benefícios é garantida, além de uma boa remuneração, que no caso deste programa é de 1 salário mínimo nacional por mês.

Vamos ver os benefícios:

  • Direito a férias remuneradas;
  • Contrato de trabalho com registro em carteira;
  • Contrato de aprendizagem dentro da Lei do Aprendiz;
  • Direito a décimo terceiro salário;
  • FGTS (2%);
  • Vale-transporte;
  • Seguro-desemprego.

E para completar este conjunto de benefícios excelentes, o programa também oferece cursos de capacitação e de aprimoramento profissional aos jovens participantes.

Desta forma, quem participar do programa Jovem Aprendiz IBGE terá, além de benefícios que vão fazer toda a diferença em suas vidas, também a oportunidade de aprendizagem e de ganho de experiência que tanta falta faz na hora de conseguir um emprego.

Quem pode se inscrever?

A Lei do Aprendiz dá as diretrizes para praticamente todos os programas de jovens aprendizes existentes atualmente no mercado brasileiro, e com o programa Jovem Aprendiz IBGE 2019, isto não é diferente.

Dentro das diretrizes apresentadas, ganha muito destaque o conjunto de Jovem Aprendiz IBGE requisitos. São eles os seguintes:


  • O jovem que deseja se candidatar deverá ter idade entre 16 e 24 anos;

  • Ele deverá estar matriculado e cursando regularmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, apresentando bom desempenho e boa frequência nas aulas;

  • O jovem candidato também não poderá ter participado de programas similares em outras empresas ou dentro do próprio IBGE nos anos anteriores.

Além destes requisitos, também é importante ressaltar que candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade, fazendo parte de famílias de baixa-renda (comprovadamente), terão prioridade dentro do processo de seleção do programa Jovem Aprendiz IBGE.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz IBGE 2019

E para os jovens que se interessaram em participar do processo seletivo do programa Jovem Aprendiz IBGE 2019, a boa notícia é que inscrição poderá ser feita pela internet, de modo bem prático e simples.

No entanto, é importante entender que o processo de inscrição Jovem Aprendiz IBGE para o processo seletivo do programa  normalmente possui um prazo de duração, sendo que ele normalmente se dá entre dezembro e janeiro. É importante se programar!

JOVEM APRENDIZ IBGE 2019

Os jovens candidatos interessados em se inscrever deverão acessar o site oficial do IBGE, procurando por informações sobre o programa Jovem Aprendiz IBGE, para que possam preencher o cadastro e enviar o currículo, na opção “Trabalhe Conosco”.

O processo seletivo também poderá ser feito diretamente em algumas das empresas terceirizadas parceiras do programa Jovem Aprendiz 2019, sendo importante procurar acompanhar dentro do próprio site do órgão quais são estas empresas.

Leia Também:

Após fazer a inscrição, o jovem candidato deverá aguardar o contato para realizar a entrevista, que será a parte mais importante e decisiva do processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz IBGE.


Então, se você é um jovem que deseja fazer parte de um dos órgãos mais importantes e respeitados do Brasil, e deseja ganhar experiência para se qualificar para enfrentar o mercado de trabalho, você precisa participar do programa Jovem Aprendiz IBGE o quanto antes.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

JOVEM APRENDIZ IBGE 2019 – COMO SE INSCREVER

Deixe um comentário